• AGITADORES VERTICAIS GRABE
    Robustos, duráveis, e dimensionados de acordo com suas necessidades. Consulte!

    icon
  • PRECISA AMPLIAR RAPIDAMENTE? FINANCIE!
    Na GRABE você compra com recursos do BNDES / FINAME / PROGER. Fale conosco.

    icon
  • TANQUES CILINDRICOS QUIMPLAST
    Proteja o meio ambiente, deixando sua produção e tratamento livres da corrosão.

    icon
  • TANQUES PRISMATICOS E ESPECIAIS QUIMPLAST
    Você precisa de um tanque ou equipamento com formato especial? Explique, e nós fabricamos.

    icon
  • FILTRO-PRENSA FLOWPRESS
    Jogue limpo com o meio ambiente e economize no descarte de efluentes.

    icon
  • SEPARADORES ÁGUA-ÓLEO GRABE
    Proteja o meio ambiente evitando descarte de efluentes oleosos.
    Recicle.

    icon
  • AERADORES MECÂNICOS GRABE
    Otimize sua E.T.E biológica ou lagoa de criação.
    Aeração é a solução.

    icon
  • PRECISA AMPLIAR RAPIDAMENTE? FINANCIE!
    Na GRABE você compra com recursos do BNDES / FINAME / PROGER. Fale conosco.

    icon
  • BOMBAS CENTRÍFUGAS GRABE
    Sua melhor opção em bombas para produtos corrosivos.

    icon
  • BOMBAS PNEUMÁTICAS GRABE
    Ideais para produtos viscosos, abrasivos, inflamáveis e corrosivos.

    icon
  • BOMBAS DOSADORAS GRABE
    Simples e robustas. Ideais para seu tratamento de água ou efluente.

    icon
  • BOMBAS PARA TAMBORES GRABE
    Vários modelos com a opção certa para suas necessidades.

    icon

Aerador

  DESCRIÇÃO

solicite orçamento

O aeradores mecânicos FLUXOAR-FD são denominados "aeradores de fluxo descentende", e se destinam a promover a incorporação forçada do ar atmosférico à soluções líquidas acondicionadas em tanques e lagoas.


São dotados de um rotor que desloca o líquido para baixo em alta velocidade, gerando na ponta do "indutor de ar " um efeito venturi, que arrasta o ar atmosférico para o meio líquido. A alta rotação empregada ao rotor gera uma forte turbulência, e ao mesmo tempo "quebra" as bolhas de ar geradas pelo sistema reduzindo consideravelmente o tamanho destas. Por esse motivo, o projeto dos aeradores mecânicos FLUXOAR-FD é diferenciado dos demais aeradores mecânicos convencionais presentes no mercado, pois permite que o conjunto rotor + indutor de ar gere bolhas de pequeníssimo diâmetro.

É sabido que, quanto menores as bolhas de ar geradas neste processo, melhor será a absorção do ar dissolvido no meio líquido, visto que a área de contato entre ar e líquido será maior, se comparado a bolhas com maior diâmetro na mesma condição. Além disso, bolhas de pequeno diâmetro tendem a permanecer por mais tempo no meio líquido (demoram mais para ascender), aumentando o tempo de permanência das moléculas de ar na solução a ser oxigenada.


O rotor axial acoplado ao motor tem sua geometria calculada para deslocar um alto volume de fluido, podendo operar com a presença de sólidos em suspensão, como no caso de curtumes, indústrias de papel e celulose, tratamento de efluentes urbanos, entre outros.

Os aeradores mecânicos FLUXOAR-FD tem grande aplicação em estações de tratamento biológico de efluentes orgânicos (industriais ou sanitários), visando obter-se a redução dos índices de DBO/DQO, e suprir aos microorganismos dos lodos ativados o oxigênio que necessitam. Provocam também uma agitação suficiente para obtenção um íntimo contato entre estes microorganismos, os elementos contaminantes e oxigênio que se introduz ao meio.


Outro segmento importante de aplicação é a criação de peixes e animais aquáticos que, quando agrupados de forma mais intensa exigem a incorporação artificial de oxigênio nos lagos ou lagoas onde são criados. Os aeradores mecânicos FLUXOAR-FD permitem uma operação silenciosa, com ausencia de geração de microgotas de ar em suspensão (aerossois), que podem gerar mau cheiro e maior propagãção pelo vento. Além disso, o fluxo descendente gerado pelo rotor aumenta a abrangencia de atuação das bolhas de ar, gerando oxigenação em profundidades maiores que a de aeradores de pás rotativas ou de fluxo ascendente.

Podem ser montados em posição vertical ou inclinada e, dependendo do volume de ar e fluxo de recirculação desejados, a instalação de mais de um equipamento no mesmo tanque é recomendável, e permitirá uma distribuição uniforme do ar incorporado, gerando uma movimentação que abrange toda a área do tanque onde operam.

São normalmente sustentados por flutuadores, montados sobre os mesmos em posição vertical ou inclinada, dependendo dos resultados desejados em cada instalação.


OUTROS DIFERENCIAIS IMPORTANTES:

  • Totalmente fabricados em materiais anticorrosivos (polipropileno e aço inoxidável), inclusive flutuadores e estrutura de sustentação.
  • Flutuadores robustos, com câmaras de segurança independentes (à prova de afundamento por dano localizado).
  • Projeto diferenciado que permite a geração de bolhas de ar de pequeno diâmetro, e altamente dispersas no meio líquido.
  • Motor elétrico fornecido com pintura epóxi e chapéu de proteção sobre a ventoinha de refrigeração, apto para operação ao tempo (maior proteção contra chuva e intempéries).

OBSERVAÇÕES

  • Deverá ser prevista a fixação do flutuador do equipamento, por cabos estendidos até a borda do tanque onde o aerador(es) será(o) instalado(s).
  • Recomenda-se o uso de cabos elétricos de alimentação que permitam operação segura quando submersos, ou sua instalação suspensa ou sobre bóias de forma que fiquem acima do meio líquido.