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Bombas Pneumaticas de Diafragma

  CARACTERÍSTICAS

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Abaixo algumas características técnicas importantes sobre a bomba pneumatica:


  • Vazões máximas entre 1.500 e 60.000 litros/h, e pressões de dercarga de até 7 bar para versões standard, e 13 bar para os modelos duplicadores de pressão.
  • Carcaças metálicas (alumínio, ferro fundido ou aço inoxidável) ou em plásticos de engenharia (Polipropileno, Polietileno, PVDF (kynar), PTFE (Teflon ®) ).
  • Diafragmas de elastômeros (Buna-N, EPDM, Viton, etc.), Santoprene ou PTFE (Teflon ®) selecionados em função dos produtos a serem bombeados.
  • Não apresentam vazamentos durante toda sua vida útil, visto que não possuem vedações rotativas (selos mecânicos ou gaxetas).
  • ótima resistência ao desgaste por abrasão (construção compacta e robusta).
  • Admite operação com produtos viscosos.
  • Segura para produtos inflamáveis, e apta para áreas classificadas (à prova de explosão).
  • Vazão variável em função da pressão de ar de acionamento.
  • Aplicável para quaisquer líquidos de baixa a alta viscosidade, corrosivos, tóxicos ou agressivos.

Teflon ® é marca registrada da DuPont

  APLICAÇÕES

Aplicações para a bomba pneumatica:


  • Tintas em geral, corantes, pastas e afins.
  • Lodos, lamas, borras industriais (ideais para operação com filtros-prensa).
  • Industria cerâmica (barbotina, esmalte cerâmico, argilas, etc.).
  • Inflamáveis (combustíveis, solventes, diluentes, derivados de petróleo, etc.).
  • Produtos químicos em geral.
  • Quaisquer líquidos de baixa a alta viscosidade, corrosivos, tóxicos ou agressivos.
  FUNCIONAMENTO

Como funciona a bomba pneumatica:


As bombas pneumáticas de diafragmas GRABE, no que diz respeito a seu funcionamento, podem ser divididas em duas partes, sendo estas a parte pneumática (bloco central) e a partes em contato com o produto bombeado (manifolds, esferas e câmaras de bombeamento). Estes conjuntos são separados por dois diafragmas, que isolam o líquido bombeado do ar comprimido de acionamento. Estes diafragmas são interligados por um eixo, o que faz com que os mesmos se movimetem ao mesmo tempo, e no mesmo sentidode forma solidária.


O bloco central da bomba pneumatica possui uma válvula de ar que direciona o ar comprimido para a parte posterior dos diafragmas alternadamente, gerando nos mesmos um movimento de "vai-e-vem". Este movimento impulsiona o fluído que está presente nas câmaras de bombeamento, que escoa para cima devido a ação dos conjuntos esfera de retenção/assento, sendo direcionado para a saída única por ação do coletor de descarga ("manifold").


Em quanto isso ocorre, por consequência o líquido é succionando através do coletor de sucção, ocupando as câmaras de bombeamento continuamente a medida que os diafragmas se deslocam, permitindo à bomba pneumatica executar seu trabalho, gerando um fluxo pulsante.


Estas características oferecem ao líquido bombeado baixas velocidades de passagem interna, o que torna estas bombas pneumaticas ideais para produtos abrasivos, viscosos ou sensíveis ao cisalhamento.


  FUNCIONAMENTO - SISTEMA PNEUMATICO

As bombas pneumáticas GRABE possuem principio construtivo simplificado e de construção compacta.


O bloco central possui uma válvula de ar tipo "spool" com projeto construtivo que permite fácil acesso a todos os componentes móveis do sistema pneumático. Por consequência, a verificação e eventual manutenção das vedações básicas pode ser feita de forma simples e prática, na maioria das vezes sem a necessidade de remoção da bomba do local de instalação, o que reduz muito o tempo de parada para manutenção.


Outras características que fazem das bombas GRABE a melhor opção:


  • Os itens do sistema de distribuição de ar possuem tratamento especial contra corrosão pela umidade do ar comprimido. Bloco central metálico e peças internas plásticas ou em aço inox, permitem aliar robustez e resistência contra oxidação ou ferrugem, em um único conjunto.
  • A válvula de ar pode operar com ou sem lubrificação. Possuem vedações flexíveis e deslizantes. Como é pilotada pneumaticamente e não possui peças de montagem justa, não trava nunca, e oferece mínimo desgaste.
  • Como a manutenção se resume principalmente a troca de v-rings, a manutenção da bomba pneumatica é muito simples, de baixo custo, e pouco frequente.