Título
(11) 3183-5140 (11) 4524-2904 vendas@grabe.com.br
Bomba Dosadora

Bomba Dosadora

As bombas dosadoras GRABE são bombas dosadoras de diafragma indicadas para a dosagem e bombeamento de produtos químicos e industriais em processos onde se deseja estabilidade de vazão durante a operação. As bombas dosadoras podem operar com substâncias de baixa à média viscosidade, inclusive agressivas e/ou corrosivas. A GRABE se destaca como importante fornecedor de bomba dosadora de diafragma e sistemas de dosagem e mistura completos.

As bombas dosadoras GRABE estão disponíveis em materiais plásticos e metálicos, com opções de acionamento por motor elétrico ou bobina eletromagnética (bomba dosadora eletrônica). Nossos técnicos estão disponíveis para auxiliar na seleção da bomba dosadora adequada para cada aplicação e produto, lembrando que a GRABE equipamentos industriais também fornece outras soluções como aeradores, bombas pneumáticas, bombas centrífugas, entre outros, para a indústria.

Solicitar Orçamento

BOMBA DOSADORA - DDR

As bombas dosadoras DDR foram desenvolvidas para a dosagem e bombeamento de produtos químicos e industriais a vazões constantes de até 500 l/h com ótimas condições de repetibilidade (mínimas variações de vazão). As bombas dosadoras DDR são bombas dosadoras de diafragma de deslocamento positivo, de construção compacta e mecânica de ótima robustez, ideais para regime de trabalho pesado, sendo aplicáveis a líquidos e soluções de baixa à média viscosidade, inclusive corrosivos e/ou agressivos.

Bomba Dosadora

A GRABE fornece bombas dosadoras DDR em materiais plásticos (polipropileno, polietileno, Teflon®) e metálicos (aço inoxidável, alumínio), versões com 1 até 6 cabeçotes de bombeamento, vazões máximas entre 55 e 500 l/h por cabeçote e pressões de descarga máximas entre 4 e 7 kgf/cm². A bomba dosadora DDR oferece ajuste de vazão manual por sistema micrométrico independente para cada cabeçote, sendo possível a automação por sinais remotos de 4-20 mA ou 0-10 V utilizando inversor de frequência.

Características Técnicas

Bomba Dosadora

Como funciona:

A atuação da bomba dosadora DDR ocorre a partir do movimento rotativo do excêntrico, que por sua vez impulsiona o diafragma. Quando o excêntrico completa o seu giro, o diafragma recua por ação de uma mola, preparando-se para o próximo impulso. Esse efeito gera um movimento cíclico do diafragma que, em conjunto com a ação das válvulas de esfera presentes no cabeçote, aspira e descarrega o líquido de forma pulsante. A vazão da bomba dosadora pode ser ajustada pelo regulador de curso, que limita o retorno do diafragma entre 0 e 100% de seu curso original..

Acessórios Opcionais

Aplicações

Solicitar Orçamento

BOMBA DOSADORA – DIADOBLE

Bomba Dosadora
Bomba Dosadora

As bombas dosadoras Diadoble foram desenvolvidas para oferecerem maior capacidade de dosagem e bombeamento de produtos químicos e industriais em relação às bombas dosadoras DDR. Nessa linha, cada modelo apresenta vazão fixa de bombeamento, sendo que para situações em que se deseja variação de vazão, faz-se necessário o uso de inversor de frequência atuante sobre as rotações do motor elétrico especificamente selecionado para essa utilização.

As bombas dosadoras Diadoble apresentam como diferencial construtivo o efeito de sucção positiva, onde tanto o movimento de sucção quanto o de descarga são realizados por impulsão do motor elétrico, garantindo ótima repetibilidade de dosagem independentemente de variações de viscosidade ou pressão de sucção do produto bombeado. 

Estão disponíveis em materiais plásticos (polipropileno, polietileno, Teflon®) e metálicos (aço inoxidável, alumínio), versões com 2 cabeçotes de bombeamento e módulo único de acionamento, vazões fixas entre 1.450 e 10.000 l/h e pressões de descarga máximas entre 3,0 e 4,0 kgf/cm². Essa linha também pode ser utilizada como bomba de transferência autoaspirante acionada por motor elétrico ou à combustão, quando não existe a disponibilidade de ar comprimido para o uso de bombas pneumáticas.

Características Técnicas

Bomba Dosadora

Como funciona

A operação das bombas dosadoras Diadoble ocorre a partir do movimento alternado do diafragma que, aliado à ação das válvulas presentes no cabeçote, aspira e descarrega o líquido de forma pulsante. Para situações em que se deseja variação de vazão, faz-se necessária a utilização de inversor de frequência atuante sobre as rotações do motor elétrico e, consequentemente, sobre a vazão da bomba dosadora.

Bomba Dosadora

Acessórios Opcionais

Aplicações

Solicitar Orçamento

BOMBA DOSADORA ELETROMAGNÉTICA

Bomba Dosadora
Bomba Dosadora

As bombas dosadoras eletromagnéticas GRABE se diferenciam das demais por oferecerem alta precisão na dosagem e bombeamento de produtos e grande versatilidade quanto à automação e configurações possíveis. Estão disponíveis em material plástico nas versões analógica e digital, vazões máximas entre 0,1 e 110 l/h e pressões de descarga máximas entre 0,1 e 20 kgf/cm². A regulagem de vazão pode ser manual ou automatizada, inclusive com sistemas microprocessados de controle incorporados na própria bomba dosadora eletromagnética, visando medição e controle de pH, condutividade, potencial redox (fator de oxirredução), etc.

A bomba dosadora eletromagnética GRABE possui carcaça em plástico injetado (reforçado), formando um conjunto compacto, leve e bastante resistente (grau de proteção IP-65), diafragmas em Teflon® de excepcional resistência química e à ruptura e cabeçote único de bombeamento. Todos os modelos acompanham o kit básico de instalação, composto por válvula de pé com filtro de fundo, válvula de injeção, mangueiras de sucção e descarga e suporte para fixação em parede e/ou sobre base horizontal, o que torna a montagem simples e intuitiva.

Exemplos de Configurações Disponíveis

Como funciona

A atuação das bombas dosadoras eletromagnéticas ocorre a partir do movimento alternado do diafragma aliado à ação das válvulas presentes no cabeçote, de forma a aspirar e descarregar o líquido de forma pulsante. O ajuste de vazão da bomba dosadora eletromagnética se aplica pela limitação do retorno do diafragma entre 0 e 100% de seu curso original por ação de um sistema eletrônico.

Acessórios Opcionais

Aplicações

Solicitar Orçamento
BNDES