Título
(11) 3183-5140 (11) 4524-2904 vendas@grabe.com.br
Bomba Pneumática

Bomba Pneumática

As bombas pneumáticas de diafragma GRABE são indicadas para o bombeamento de produtos químicos e industriais de baixa à alta viscosidade, sendo uma excelente alternativa para processos de transferência considerados difíceis, com fluidos viscosos ou pastosos, corrosivos, inflamáveis, voláteis e/ou abrasivos, com ou sem a presença de sólidos em suspensão.

A bomba pneumática, também chamada de bomba de diafragma, funciona pela ação de membranas de borracha resistentes e de grande flexibilidade chamadas diafragmas, que bombeiam o líquido com baixas velocidades de passagem internas utilizando ar comprimido. Essa característica indica uma maior aptidão da bomba de diafragma em relação à bomba centrífuga para operações de carga, descarga e recirculação de produtos abrasivos, viscosos e/ou sensíveis ao cisalhamento.

A bomba diafragma apresenta capacidade de aspiração (sucção negativa) e não se danifica por operações a seco, uma vez que seus componentes internos não dependem do líquido bombeado para refrigeração. E como a bomba diafragma não possui selos mecânicos ou vedações rotativas sujeitas a gotejamento ou desgaste prematuro, esta não apresenta vazamentos. Além disso, a bomba pneumatica GRABE é ideal para processos de filtração com filtro prensa ou filtros industriais, pois sua vazão se ajusta automaticamente conforme a saturação do filtro, sem problemas de aquecimento ou quebra da bomba pneumatica.

Bomba Pneumática
Bomba Pneumática

O bloco central da bomba pneumatica possui uma válvula de ar tipo spool com projeto construtivo que permite fácil acesso a todos os componentes móveis do sistema pneumático. Por consequência, a verificação e eventual manutenção das vedações básicas da bomba pneumatica podem ser realizadas de forma simples e prática, na maioria das vezes sem a necessidade da remoção da bomba do local de instalação, reduzindo o tempo de parada para manutenção.

Como os pistões e partes móveis do sistema pneumático possuem vedações flexíveis e deslizantes, isto permite o funcionamento da bomba diafragma sem emperramentos e com boa tolerância às impurezas do ar comprimido. No entanto, recomenda-se o uso de um conjunto Lubrefil, composto por manômetro, regulador de pressão, filtro e lubrificador, com função de garantir melhor qualidade do ar comprimido fornecido e maior durabilidade das vedações da bomba diafragma.

A GRABE equipamentos industriais se destaca como importante fornecedor de bomba pneumatica de diafragma, disponibilizando bombas de diafragma em materiais metálicos (aço inoxidável, alumínio, ferro fundido) e plásticos (polipropileno, polietileno, Kynar®, Teflon®), com diafragmas em borrachas industriais (buna-n, viton), plásticos flexíveis (Santoprene®, Hytrel®) e Teflon®. As bombas pneumáticas GRABE atendem vazões máximas de 60 m³/h e pressões de descarga máximas de 7 kgf/cm², na versão convencional, e 12 kgf/cm², na versão duplicadora de pressão, sendo distribuídas em modelos com bocais de líquido com diâmetro de 1/2” a 3”.

Características técnicas

Bombas Pneumática

Como funciona

A bomba de duplo diafragma GRABE pode ser dividida em duas partes: o sistema pneumático (bloco central) e o sistema de bombeamento (componentes em contato com o produto bombeado, como esferas, assentos e câmaras de bombeamento). Esses conjuntos são separados por dois diafragmas interligados por um eixo que atravessa o sistema pneumático, de modo que o líquido bombeado não entra em contato com o ar comprimido de acionamento. Essa configuração permite que os diafragmas se movimentem ao mesmo tempo e no mesmo sentido, de forma solidária. O ar comprimido utilizado para o acionamento da bomba diafragma é expulso continuamente para a atmosfera por um bocal de escape dotado de silenciador.

O sistema pneumático pressuriza a parte posterior dos diafragmas de forma alternada e cíclica, gerando um movimento de vai-e-vem. Esse movimento aspira e impulsiona o fluido presente em ambas as câmaras de bombeamento para cima, devido à ação das esferas e assentos existentes. Por consequência, o líquido é succionado para a outra câmara de bombeamento continuamente à medida que os diafragmas se deslocam. Esse movimento alternado dos diafragmas caracteriza o bombeamento com fluxo pulsante da bomba de diafragma. As câmaras de bombeamento são interligadas por coletores de sucção e descarga, de forma a permitir que a bomba pneumática possua bocais únicos para a sucção e descarga do líquido bombeado.

Aeradores

Acessórios Opcionais

Bombas Pneumática
Bombas Pneumática

Quais As Vantagens Da Bomba De Diafragma?

Aplicações

Bomba Pneumática Duplicadora De Pressão

A GRABE fornece bombas pneumáticas duplicadoras de pressão que proporcionam pressões de descarga na proporção 2:1 sem a necessidade de amplificadores, projetadas para aplicações em que a pressão operacional máxima de 7 kgf/cm² se mostra insuficiente para atender os requisitos do sistema. Para a utilização da bomba pneumatica de alta pressão não são necessárias válvulas de alívio ou controles complexos, uma vez que a bomba pneumatica duplicadora de pressão GRABE apresenta grande capacidade de manter a pressão operacional.

Assistência Técnica E Peças De Reposição

Bombas Pneumática Acessórios

A GRABE fornece kits de reparo e peças de reposição para bombas pneumáticas a pronta entrega, bem como oferece assistência técnica especializada para o conserto e manutenção preventiva de bombas pneumaticas de diafragma. Nossos técnicos estão disponíveis para auxiliar na identificação das peças de reposição e esclarecer quaisquer dúvidas sobre instalação e operação de bombas de diafragma.

Solicitar Orçamento
BNDES