Voltar

Bomba centrífuga

As bombas centrífugas GRABE são indicadas para processos de transferência de produtos químicos e industriais de baixa viscosidade, inclusive agressivos e/ou abrasivos, especialmente em situações não atendidas por bombas d’água convencionais, devido aos danos por corrosão, desgaste prematuro por abrasão e falhas constantes de selos mecânicos.

A GRABE se destaca como importante fornecedor de bomba centrifuga para descarga de caminhões, processos de transferência entre tanques, reabastecimentos periódicos, e ainda oferece diferentes modelos de bombas centrifugas e selagens especiais. Para o descarregamento de produtos acondicionados em tambores, bombonas ou contentores, consulte também as bombas para tambor GRABE.

Bomba Centrífuga - Hidroflux

bomba-centrifuga-hidroflux

As bombas centrífugas Hidroflux foram desenvolvidas visando aplicações em processos de transferência de fluidos de baixa viscosidade, inclusive corrosivos e/ou medianamente abrasivos, sendo usualmente utilizadas para o descarregamento de caminhões, pois possibilitam o esvaziamento total do tanque sem queimar ou danificar se operadas a seco momentaneamente, ao contrário de outros modelos de bombas centrifugas que possuem selo mecânico. Estão disponíveis em materiais plásticos (polipropileno, polietileno, Teflon®), vazões máximas de 50 m³/h e contra-pressões máximas de 70 m.c.l.

As bombas centrifugas Hidroflux são do tipo monobloco com selagem hidrodinâmica (sem selo mecânico - HIDROFLUX-HD) ou vedação por selo hidromecânico de face retrátil (HIDROFLUX-HM - patente requerida) e montagem vertical (motor voltado para cima). A selagem hidrodinâmica garante ausência de vazamentos durante o funcionamento da bomba centrifuga, resistência contra corrosão e desgaste por abrasão, enquanto que o selo hidromecânico desenvolvido pela GRABE oferece todos esses benefícios mais a estanqueidade da bomba desligada.

Rotor com selagem hidrodinâmica e selo hidromecânico

Bomba Centrífuga

O rotor centrífugo da bomba Hidroflux apresenta como diferencial palhetas destinadas ao efetivo bombeamento do líquido em sua parte frontal e um contra-rotor na parte posterior da mesma peça, com função de coletar o líquido que normalmente vazaria pelo orifício de passagem do eixo que gira o rotor. O líquido coletado é bombeado novamente para a voluta da bomba, evitando a ocorrência de vazamentos durante o funcionamento da bomba centrífuga.

Esse sistema é chamado de selagem hidrodinâmica e atua somente com a bomba centrifuga ligada, motivo pelo qual é importante observar as formas de instalação recomendadas pela GRABE a fim de se obter os resultados desejados. A grande vantagem desse sistema, devido à sua concepção simplificada, é o funcionamento da bomba centrifuga HIDROFLUX-HD (selagem hidrodinâmica) sem componentes sob atrito, proporcionando mínimos desgastes e baixos índices de manutenção.

A fim de complementar o sistema de selagem hidrodinâmica, a GRABE desenvolveu o selo hidromecânico de face retrátil, presente na bomba centrifuga HIDROFLUX-HM (selagem hidromecânica). Esse selo recua por ação de um atuador centrífugo que atua somente com a bomba centrífuga em funcionamento, de forma a permanecer vedado com a bomba desligada. Essa configuração permite a operação a seco por breves períodos sem danos e evita o atrito e desgaste das faces de vedação. Dessa forma, as bombas HIDROFLUX-HM somam as vantagens das bombas HIDROFLUX-HD com a garantia de estanqueidade da bomba desligada.

Acessórios Opcionais

  • • Sistema auto-escorvante
  • • Tanque pulmão

Aplicações

  • • Bombeamento de produtos químicos de baixa viscosidade, inclusive corrosivos e/ou abrasivos (soda cáustica, hipoclorito de sódio, leite de cal, etc.)
  • • Processos de recirculação (torres de resfriamento, lavadores de gás, banhos galvânicos, etc.)
  • • Esgotamento de caixas de coleta de águas servidas (sump)
  • • Bomba para descarregar caminhão
  • • Esvaziamento de diques de contenção
Bomba Centrífuga

Bomba Centrífuga - Seloflux

bomba-centrifuga-seloflux

As bombas centrífugas Seloflux são indicadas para o bombeamento de produtos químicos e industriais de baixa viscosidade, inclusive agressivos e/ou abrasivos. Essas admitem operações na condição afogada ou aspirante com monitoramento do sistema de escorva e estão disponíveis em materiais plásticos (polipropileno, polietileno, Teflon®), eixo em aço inoxidável ou revestido (excelente resistência contra corrosão), vazões máximas de 50 m³/h e contra-pressões máximas de 70 m.c.l.

As bombas centrifugas Seloflux são do tipo monobloco com montagem horizontal e vedação por selo mecânico simples (refrigeração pelo próprio líquido bombeado - SELOFLUX SIMPLES) ou selo mecânico duplo (refrigeração por água limpa de fonte externa - SELOFLUX DUPLO), este último indicado para operações com ácidos fortes ou produtos que comprometam a durabilidade de selos mecânicos convencionais.

Selo mecânico simples (refrigeração pelo próprio líquido bombeado)

O selo mecânico simples é montado de forma convencional no interior da bomba centrifuga, na região posterior ao rotor de bombeamento. Esse projeto construtivo mantém o selo em contato constante com o líquido bombeado, permitindo a refrigeração e lubrificação das faces de vedação. O selo mecânico simples é indicado para líquidos isentos de sólidos e que não cristalizam sobre as faces de vedação do selo, como soluções levemente ácidas ou alcalinas em geral.

Selo mecânico duplo (refrigeração por água limpa de fonte externa)

O selo mecânico duplo é montado em uma câmara de refrigeração isolada da voluta de bombeamento. Esse projeto construtivo mantém os selos com quase todas as partes isentas de contato com o líquido bombeado, permitindo a utilização de produtos altamente agressivos e corrosivos, além de evitar totalmente a emanação de odores para o ambiente. A água de refrigeração da selagem, proveniente da bomba centrifuga, pode ser armazenada para reuso. O selo mecânico duplo é indicado para ácidos de alta agressividade, como ácido sulfúrico 98% e ácido clorídrico 33%, soluções amoniacais, etc.

Aplicações

  • • Bombeamento de substâncias de baixa viscosidade, inclusive corrosivas e/ou abrasivas (soda cáustica, hipoclorito de sódio, hidróxido de cálcio, banhos de galvanização, água desmineralizada, ácido sulfúrico, ácido clorídrico, etc.)
  • • Bombeamento de produtos voláteis (amônia, combustíveis, solventes, etc.)
Bomba Centrífuga

Bomba Centrífuga - Vertiflux

bomba-centrifuga-vertiflux

As bombas centrífugas Vertiflux são indicadas para o bombeamento de produtos em situações onde não seja possível a instalação de conexões na lateral ou base do reservatório de sucção (tanques aterrados), situações de difícil aspiração do produto (baixo NPSHd) ou quando se deseja garantir ausência de falhas de partida (rotor submerso). Estão disponíveis em materiais plásticos (polipropileno, Teflon®) e eixo em aço inoxidável ou revestido, vazões máximas de 50 m³/h e contra-pressões máximas de 50 m.c.l. As bombas centrifugas Vertiflux são do tipo monobloco com rotor semi-aberto e corpo submerso, montagem vertical e selagem hidrodinâmica (sem selo mecânico).

Acessórios Opcionais

  • • Tubo prolongador de sucção
  • • Balsas flutuantes para grandes reservatórios
  • • Válvula solenoide automática para água de lubrificação externa de mancais

Aplicações

  • • Transferência de fluidos de baixa viscosidade, inclusive corrosivos e/ou abrasivos (leite de cal, hipoclorito de sódio, soda cáustica, banhos de galvanização, etc.)
  • • Bombeamento de grandes reservatórios e tanques aterrados
  • • Bombeamento em situações de difícil aspiração (baixo NPSHd)
Bomba Centrífuga