Voltar

Filtro Prensa

Os filtros prensa GRABE modelo Flowpress são indicados para processos de separação de sólidos e líquidos, como o desaguamento de lodos de efluentes e suspensões industriais (lamas, polpas, borras, etc.) através do bombeamento do fluido por placas com lonas filtrantes a pressões elevadas.

O uso do filtro prensa é indispensável quando se deseja atingir máximas concentrações de sólidos, formando tortas compactas que podem atingir índices de sólidos superiores a 60%. Dispositivos de desaguamento mecânico diferentes do filtro prensa industrial dificilmente atingem essa concentração de sólidos de forma consistente, o que torna o filtro prensa um importante aliado quando se deseja maior desidratação e redução de volume no processo.

A GRABE se destaca como importante fabricante de filtro prensa com placas de filtração em polipropileno do tipo câmara de recesso, fornecendo filtros prensa nos tamanhos de 320 x 320 mm a 1.500 x 1.500 mm, com 5 a 100 placas de filtração, acionamento manual ou elétrico do sistema hidráulico de fechamento das placas e capacidades de tratamento de 6.000 a 1.000.000 litros/dia (8 h).

O filtro prensa Flowpress possui usualmente alimentação por bomba pneumática de diafragma, considerada ideal para a utilização com filtro prensa devido ao seu funcionamento, que se auto ajusta às condições de filtração. No entanto, o filtro prensa Flowpress pode ser fornecido preparado para a utilização de bombas helicoidais ou outras de deslocamento positivo.

A GRABE apresenta como diferencial a realização de testes de filtração em laboratório para seus clientes sem custo adicional a fim de avaliar a filtrabilidade da solução e selecionar o filtro prensa e meio filtrante ideais para o processo. A GRABE também fornece filtros prensa adequados à Norma Regulamentadora Número 12 (NR-12), prontos para serem instalados e operados, consulte-nos.

Características técnicas

Flowpress

Como funciona?

Flowpress

O funcionamento do filtro prensa pode ser resumido pelo bombeamento do fluido para as partes internas do filtro e sua passagem pelos poros das lonas filtrantes que recobrem as placas de filtração. As lonas filtrantes permitem principalmente a passagem da fase líquida, retendo quase totalmente os sólidos da suspensão nas câmaras formadas pelo perfil rebaixado de placas. O líquido filtrado é drenado pelos canais presentes em cada face das placas de filtração e direcionado para uma saída na lateral.

À medida que os sólidos se depositam sobre as lonas filtrantes, o escoamento da fase líquida torna-se mais difícil. Por esse motivo, a bomba de alimentação aumenta gradativamente a pressão no interior das câmaras, compactando os sólidos retidos e reduzindo o seu volume inicial. No final do processo (saturação), a pressão interna atinge seu limite e a vazão do filtrado tende à zero.

A bomba de alimentação deve então ser desligada para se iniciar o processo de secagem adicional da torta através da injeção de ar comprimido no interior do filtro prensa. O ar sob pressão então expulsa parte do líquido ainda presente nas tortas formadas. Após essa fase, o filtro prensa pode ser aberto para a extração das tortas compactadas e com baixos índices de umidade.

Quais as Vantagens?

  • • Facilidade de operação e manuseio de tortas (sólidos retidos)
  • • Necessidade de pequenos espaços físicos para instalação
  • • Redução de custos de transporte, armazenagem e destinação de resíduos
  • • Possibilidade de reaproveitamento do material retido
  • • Baixo consumo de energia

Aplicações

  • • Processos de separação de sólidos e líquidos
  • • Filtro prensa para tratamento de água (ETA)
  • • Filtro prensa para tratamento de efluentes (ETE)
  • • Filtro prensa para mineração
  • • Desaguamento de lodo
  • • Filtro prensa para fabricação de fertilizantes
  • • Filtro prensa para fabricação de massa de mandioca, urucum, etc.

Bombas de Alimentação

Alimentacao filtro Prensa

A GRABE usualmente oferta seus filtros prensa com alimentação por bombas pneumáticas de diafragma, consideradas ideais para a utilização com filtro prensa devido ao seu funcionamento, que se auto ajusta às condições de filtração, dispensando uma série de acessórios imprescindíveis à utilização de bombas elétricas de deslocamento positivo. As bombas pneumáticas ainda são compactas, de fácil instalação e baixos índices de manutenção, atingindo pressões máximas de filtração de 7 kgf/cm² na versão convencional e 12 kgf/cm² na versão especial duplicadora de pressão.

No entanto, dependendo das necessidades do processo, seja nível de ruído, consumo de energia, indisponibilidade de ar comprimido, etc., o filtro prensa Flowpress pode ser fornecido preparado para a utilização de bomba helicoidal ou outra de deslocamento positivo. Nestes casos, o filtro prensa deve possuir equipamentos de monitoramento de pressão e segurança associados a um painel elétrico ou CLP, a fim de permitir o controle automático da bomba de alimentação de forma segura e eficiente.

Solicitar Orçamento

Sistemas de Movimentação de Placas Filtrantes

As placas de filtração do filtro-prensa devem ser pressionadas umas contra as outras de forma a não se separem quando submetidas às altas pressões de filtração. Essa movimentação pode ocorrer por acionamento manual ou elétrico do sistema hidráulico de fechamento das placas de filtração. Quais as opções disponíveis e quando utilizá-las?

  • Fechamento hidráulico manual – opção com construção mais econômica, disponível para os filtros prensa Flowpress com placas de 320 x 320 mm a 630 x 630 mm. Nesta versão, o cilindro hidráulico do sistema de fechamento de placas é acionado por uma bomba manual de alavanca, sendo recomendada para regimes leves de trabalho, de até 4 ciclos de filtração diários.
  • Fechamento hidráulico semi-automático – opção disponível para todos os modelos de filtro prensa Flowpress, inclusive aqueles com placas de 320 x 320 mm a 630 x 630 mm, quando se deseja uma rotina mais leve de trabalho ao operador, porém não recomendada para os modelos com placas a partir de 1.500 x 1.500 mm e regimes pesados de trabalho, com vários ciclos de filtração diários. Nesta versão, o cilindro hidráulico do sistema de fechamento de placas é acionado por uma bomba hidráulica elétrica, tanto para o avanço quanto para o recuo da placa de fechamento do pacote de placas de filtração. Vale ressaltar que os filtros prensa semi-automáticos com placas a partir de 630 x 630 mm exigem necessariamente 2 operadores para a movimentação de abertura e fechamento das placas de filtração.
  • Abertura e fechamento automáticos – opção mais completa, disponível para os filtros-prensa Flowpress com placas a partir de 800 x 800 mm, unindo o sistema hidráulico elétrico a um sistema automático de movimentação de placas de filtração controlado por CLP. Essa opção permite a supervisão do filtro-prensa por apenas 1 operador, sem a necessidade de esforço físico intenso para as operações de descarregamento de tortas, sendo recomendada para regimes pesados de trabalho e/ou equipamentos com placas de filtração mais pesadas, como placas de 1.000 x 1.000 mm e 1.500 x 1.500 mm.
Solicitar Orçamento

Normatização de Segurança NR-12

A GRABE hoje se destaca no fornecimento de filtro prensa adequado à Norma Regulamentadora Número 12 (NR-12), atendendo aos princípios fundamentais e medidas de proteção que visam garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores que utilizam máquinas e equipamentos industriais.

Essa normatização de segurança envolve a avaliação do grau de risco do equipamento, elaboração de relatório de análise de risco, seleção de componentes de segurança de acordo com o grau de risco definido, adequação de projetos, etc. A GRABE fornece filtros prensa NR-12 prontos para a instalação e operação, sem a necessidade de contratação de empresas especializadas e posteriores adaptações no filtro prensa, reduzindo assim os custos de aquisição do filtro prensa normatizado NR-12.

Solicitar Orçamento

Placas e Lonas Filtrantes para Filtro Prensa

Placas para Filtro Prensa

A GRABE fornece placa para filtro prensa do tipo câmara de recesso ou tipo membrana de insuflamento em polipropileno injetado nas dimensões de 320 x 320 mm a 2.000 x 2.000 mm, sendo que algumas possuem diferentes opções de espessura de tortas. As placas para filtro prensa são de material leve, com ótima resistência química e mecânica e excelente acabamento superficial. A GRABE também fornece lonas para filtro prensa em materiais sintéticos (polipropileno, poliéster, etc.), para reposição em filtros prensa Flowpress e filtros prensa de outros fabricantes, consulte-nos.

Solicitar Orçamento